
Objetivos são formas de cuidar da nossa vida.
Uma vez ouvi dizer que quem não tinha objetivos nunca iria a lado nenhum. Não posso concordar totalmente porque sei hoje que não ter objetivos pode ser em si mesmo um objetivo. Objetivos são metas, alvos, fins que pretendemos alcançar. Algo que desejamos, com que sonhamos e que construímos um determinado percurso para atingir.
Ao ter objetivos temos mais ou menos um caminho traçado. Sabemos para onde vamos ou pelo menos para onde queremos ir e isso dá-nos a segurança de avançar no nosso percurso.
Existem vários tipos de objetivos, podemos ter objetivos pessoais como melhorar a nossa saúde, começar a fazer exercício físico, ler mais livros, fazer uma massagem de vez em quando, ir jantar fora com os amigos mais vezes, ou podemos ter objetivos profissionais. Como objetivos profissionais podemos querer aprender competências novas ou subir na hierarquia da empresa onde trabalhamos, podemos querer mudar de carreira ou simplesmente fazer algo diferente do que sempre fizemos no mesmo local.
Existem ilimitadas possibilidades para objetivos. Podemos também nem sequer os dividir por pessoal e profissional e assumir que são todos objetivos da nossa vida e apenas os dividir por linhas temporais, como sendo uns que quero atingir no espaço de 6 meses, outros no espaço de um ano ou dois anos.
Isto leva-me a um significado que também é muito utilizado quando se fala de objetivos que é a diferença de objetivos de curto, médio e longo prazo. Por definição, objetivos de curto prazo são objetivos que devem ser cumpridos num curto espaço de tempo, máximo dois anos, objetivos de médio prazo devem ser estipulados para serem atingidos entre dois a cinco anos e objetivos de longo prazo são objetivos a serem executados daí a mais de cinco anos. Na minha opinião, baseada na minha formação e experiência, estes “prazos” variam muito e cada vez faz menos sentido falar em longo prazo muito longo porque, os fatores envolventes estão sempre a mudar e mudam muito rápido.
Porque é que é importante ter objetivos?
Quando temos objetivos, temos um propósito. Temos uma meta, um motivo para nos levantarmos da cama de manhã. Isto é importante porque transforma o nosso dia em algo mais orientado.
Com o objetivo definido, as nossas prioridades também ficam mais definidas, é mais fácil organizar o resto do dia tendo em mente aquilo que pretendemos atingir no final. Sabendo exatamente o que queremos também é mais fácil tomar decisões.
O processo de tomada de decisão torna-se mais simples porque não nos surgem dúvidas de qual o caminho que queremos tomar. Permite-nos criar estratégias mais definidas de como agir no dia-a-dia para chegar onde queremos.
Para mim, o mais importante de ter objetivos bem definidos é a tomada de consciência do caminho que vou e estou a percorrer. Gosto de saber que estou a dar cada passo de forma intencional e com vontade e motivação.
Definir objetivos
Para mim definir objetivos é um processo. É algo em que invisto tempo e disponibilidade. Quando o quero fazer, decido sempre fazê-lo em algum momento que não vou ser interrompida e em que sei que me posso dedicar de alma e coração.
Os objetivos devem espelhar bem o que nós queremos realizar e por isso um dos exercícios que gosto de fazer é responder a algumas perguntas, como por exemplo:
Qual é a minha situação atual?
Como tem sido a minha vida até agora?
Como me sinto?
O que gosto de fazer e o que posso fazer?
O que sei fazer?
O que quero fazer?
Ao responder a estas perguntas faço um balanço pessoal da minha situação e vou ter uma espécie de ponto de partida para elaborar um (ou mais) objetivo(s) que vai estar de acordo e vai ao encontro daquilo que eu quero e realmente preciso neste momento da minha vida. Depois disto defino objetivos para o período de tempo de defini e começo a fazer por concretizá-los.