
SESSÕES DE SEX COACHING
Já pensaste em falar com alguém que te ajude com a tua sexualidade? Já ouviste falar em sessões de Sex Coaching? Sabes o que se acontece numa sessão de Sex Coaching?
Habitualmente quando se fala em sexualidade, a primeira coisa em que se pensa é em sexo. Na realidade a sexualidade vai muito além do sexo por si só. Apesar de, de acordo com as estatísticas o sexo ser muitas vezes problemático e certamente pouco ou nada satisfatório para muitas mulheres e muitos homens e acabar por cingir-se só mesmo a esse assunto. Este tipo de problemas só é ultrapassado quando é realizada uma abordagem positiva e abrangente ao ser humano. E isso só acontece quando a sexualidade é abordada de uma forma extensa e quando engloba todos os aspetos do ser humano. Só dessa forma faz sentido estudar a sexualidade.
A sexualidade engloba assim, todos os aspetos do ser humano, sendo que, para haver uma sexualidade saudável deve haver necessariamente uma saúde mental e física igualmente saudável.
O Sex Coaching é um dos caminhos que existe, para ultrapassar desafios, dificuldades e problemas sexuais, que dá permissão, capacita, reformula mensagens negativas e divulga informações corretas. As sessões de Sex Coaching têm como objetivo o diálogo, a aprendizagem, o esclarecimento e o apoio relativamente a todos os assuntos relacionados com a sexualidade, de uma forma informada e sem preconceitos para que a pessoa se sinta à vontade na sua sexualidade e consiga resolver todas as suas preocupações nesta área.
O sex coach
A formação do sex coach pode ser muito variada, de um modo geral é alguém com formação primordial na área das ciências humanas como um psicólogo ou um médico, pode ser um enfermeiro ou até um fisioterapeuta. Este técnico, funciona como um guia, ajuda o cliente a ultrapassar os seus bloqueios sexuais no que respeita ao que ele pensa, ao que ele sente e ao que ele faz. Ou seja, o trabalho do sex coach engloba os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos; e abre a possibilidade para a pessoa ver uma fluidez da sua energia sexual em qualquer forma que a queira expressar.
Como funciona
Na abordagem do Sex Coaching, o cliente é movido na direção dos resultados que pretende, ao contrário do que habitualmente é feito em terapia, não é realizada um tratamento de longa duração; são aplicados modelos específicos em que o cliente é convidado a experimentar e experienciar ideias, conceitos, situações novas no sentido de atingir os seus objetivos.
Assim como no coaching, o Sex Coaching é centrado no presente, com vista ao futuro. É dinâmico e o coach tem um papel interativo, sendo um processo fluído e colaborativo entre o coach e o cliente na elaboração do plano de ação.
As sessões
Qualquer que seja a situação que leva uma pessoa a procurar uma sessão de Sex Coaching, a estrutura da sessão é sempre a mesma. Tenha ou não tenha alguma preocupação, é sempre realizada uma avaliação do seu estado global através de uma metodologia que engloba todos os aspetos da sua vida. Após esta apreciação, e em conjunto com o que levou a procurar aquela sessão é construído um plano de ação com vista à concretização dos seus objetivos para o futuro, no que concerne à sua sexualidade.
A partir daí o conteúdo das sessões seguintes é sempre baseado no plano desenhado para atingir os objetivos do cliente, com propostas de exercícios, leituras, explorações, entre outros. O plano é sempre ajustável e flexível, e pode-se ir adaptando caso se justifique ou os objetivos do cliente se alterem.
Por norma entre a primeira sessão e a última sessão (ou resolução do problema, caso seja essa a questão), são cerca de 4 a 5 sessões. Isto não quer dizer que não possam ser menos ou, não possam ser mais. Estes processos pretendem-se rápidos e fluídos; se durante o desenvolvimento das sessões se perceber que a pessoa necessita de algo mais profundo o sex coach deverá fazer o encaminhamento para o terapeuta sexual ou para o psicoterapeuta.
Apenas se o sex coach for terapeuta poderá assegurar a terapia caso contrário, em nenhum momento o sex coach pode fazer terapia pelo que se for esse o caso a pessoa deverá ser encaminhada para o técnico habilitado.
Alguns exemplos de preocupações que levam uma pessoa a aconselhar-se com um sex coach:
- Educação sexual
- Aconselhamento sexual
- Inibição sexual
- Desejo sexual
- Competências sociais
- Fantasiassexuais
- Problemas do orgasmo
- Dor sexual
- Falta de interesse sexual
- Questões relacionadas com o casal
- Questões relacionadas com a imagem corporal
Obrigada por teres lido até ao fim. Se tiveres comentários ou perguntas não hesites em contactar-me.
Este artigo foi inspirado nas seguintes referências:
Livro “The Art of Sex Coaching” de Patti Britton
Livro “From Madness to Mindfulness: Reinventing Sex For Women” de Jennifer Gunsaullus