
SEX COACHING
A saúde sexual começa, cada vez mais, a ser vista, como um assunto que as pessoas têm em conta no global da sua saúde, porque a sexualidade, a intimidade, estão relacionadas com o bem-estar geral das pessoas. Assim como outros fatores que se relacionam com a saúde, também a sexualidade é afetada por fatores sociais, psicológicos e biológicos.
Segundo a sexóloga Ana Alexandra Carvalheira “a sexualidade de cada um tem infinitas possibilidades e complexidades também. Existe num substrato biológico e é tecida de emoções, crenças, pensamentos e sensações físicas, numa trama de condicionamentos sociais e culturais. Pode ser tão rica e deslumbrante, mas também pode trazer inibições, medos, dores e desajustamentos no encontro com o outro. É fácil surgirem dificuldades na vivência sexual com outra pessoa, pela diferença nas suas histórias, vivências e expectativas.”
A abordagem do sex coaching pretende que, mais facilmente as pessoas consigam ultrapassar as suas preocupações sexuais, através de uma abordagem fortalecedora sexo-positiva, centrada no cliente. É outro caminho para ultrapassar os desafios sexuais, as dificuldades e problemas. Por vezes, o sex coaching, apenas dá permissão, empodera, reformula as mensagens negativas ou divulga informação precisa, e inclui processos educacionais, trabalhos de casa, viagens de campo, rituais e muitos outros recursos.
O objetivo do sex coaching é restabelecer a saúde e o bem-estar sexual. Começa-se habitualmente com uma avaliação. A avaliação é fundamental para compreender a pessoa e o problema que traz, quando existe um problema. Depois da avaliação são estabelecidos objetivos, em conjunto, e o coach desenha um plano de intervenção. As sessões consistem numa conversa onde o método utilizado faz uma abordagem com a mente, emoções, imagem corporal e energia. A sessão é privada, confidencial, individual ou em casal e conta com o apoio de vários recursos, que sejam adequados às necessidades. Conta também com a utilização de diversos modelos de intervenção adaptados a cada situação.
O que o Sex Coaching pode fazer por si?
– Informar e educar sobre sexualidade de forma personalizada;
– Processos cognitivos reorientados e reenquadramento mental;
– Equilíbrio emocional;
– Orientação intuitiva;
– Treino comportamental;
– Recursos e recomendações.
O sex coaching envolve todas estas partes da pessoa:
A MENTE
Informação, o que dizemos a nós próprios sobre a nossa performance sexual, a nossa capacidade para fantasiar. Resolução de padrões de pensamento como a compulsividade e outros.
AS EMOÇÕES
Sentimentos, todos os sentimentos, os sentimentos que trazemos do passado, os sentimentos que temos sobre nós e sobre o nosso corpo, os sentimentos que suprimimos e os que exprimimos. Como exprimimos os sentimentos e as emoções e a nossa capacidade para a intimidade.
O CORPO E A IMAGEM CORPORAL
O seu eu corporal. Conhecer os seus padrões corporais e como eles operam, percebendo também como funciona a sua própria arquitetura corporal sexual, tomando consciência das suas funções e disfunções sexuais, e aprendendo as aptidões e habilidades para ser um amante de sucesso sozinho ou com parceiro.
A ENERGIA
O sexo tem tudo a ver com energia! A acumulação, a contenção e a expressão da energia. Nas sessões é observada a energia da pessoa ou do casal e aqui é assim dado um feedback através do sex coaching para a pessoa lidar com esta área mais negligenciada da sexualidade.
O ESPIRITO
A essência do eu. Momentos esotéricos ou práticas que transcendem o momento, assim como picos de orgasmos; sexualidade sagrada; a forma mais delicada ou subtil com que as pessoas negam ou refletem o seu eu interior através da sexualidade; o caminho da sexualidade para experienciar o divino.
Com o sex coaching pretende-se dar mais poder e confiança às pessoas, através do desenvolvimento de uma sexualidade individual segura e saudável, contribuindo para um desenvolvimento pessoal e melhoria do bem-estar geral